Produções

Sou formada em Comunicação Social [habilitação Jornalismo] pela faculdade Estácio CEUT (antigo Centro de Ensino Unificado de Teresina). Sou especialista em História, Cultura e Sociedade pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI.

Tenho experiência em assessoria de imprensa, produção para jornais e revistas, ghost-writer [aposentada] e trabalhos de revisão, copidesque, resenha analítica e leitura crítica de originais para o segmento acadêmico e literário. Também trabalho com criação de conteúdo para mídias digitais. Sou escritora de livros de ficção (drama, terror e romance).

Para o mercado editorial/acadêmico: faço trabalhos de revisão, resenha analítica profissional, leitura crítica de originais, copidesque, organização de conteúdo e transcrição de áudios.

Como freelancer no Jornalismo: produzo matérias jornalísticas (culturais, literárias e educacionais) e conteúdo para mídias digitais/sociais.

Para orçamentos, prazos e métodos de trabalho, basta entrar em contato pelo e-mail maravanessa@gmail.com

mara_cartão

Onde já coloquei – ou ainda coloco – a mente para funcionar:

Fui editora, repórter e produtora no jornal laboratório Matraca (Faculdade Estácio – CEUT). Atuei como produtora de conteúdo e locução – juntamente com outros três produtores – para o programa Não Se Envolva, veiculado na Rádio Universitária Estácio – CEUT. Também fui monitora da disciplina de Redação para a Mídia Impressa e da Agência de Comunicação Júnior – AGECOM, na área de redação e editoração.

Trabalhei como estagiária e assistente na Ascom da Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí – CAAPI, colaborando na produção e redação do jornal informativo da instituição, redação de conteúdo para o Guia do Advogado e elaboração de pautas, entrevistas e material para o site. Produzi conteúdo informativo para campanhas de chapa em eleições de classe advocatícia, atuando também como ghost writer e redatora freelancer.

Assinei a coluna musical Distorção – juntamente com outros dois jornalistas – para o site do Portal O Dia. Produzi matérias para o caderno Torquato, suplemento cultural do Jornal O Dia [Piauí].

Sou editora-executiva no site cultural interrogAção [temporariamente com as atividades suspensas]. Faço resenhas, críticas, análises, crônicas e entrevistas, além de atuar na administração do site. Sou colaboradora fixa da Revista Biblioo [revista e site], escrevendo artigos, crônicas, contos, resenhas e matérias mensais. Escrevo resenhas e entrevistas para o blog Dose Literária, especializado no universo literário. Também sou assistente-executiva na Gráfica Sol Lua Estrela.

Trabalho freelancer com revisão, copidesque e leitura crítica de originais para o segmento literário e acadêmico, atendendo, em média, de 15 a 20 clientes por mês [contato: maravanessa@gmail.com].

Resenhas, Críticas, Ensaios e Entrevistas:

Assino a revisão do livro infantilO Pum do Bumbum“, do autor Rafael Spaca. Fiz o copidesque da tradução do quadrinhoPico do Petróleo“, de Stuart McMillen. Assino a revisão e copidesque das peças “Entre o Palco e a Plateia” e “O Segredo da Salamandra“, da fotógrafa e psicóloga Ana Cândida Carvalho. Trabalhei como assistente de diagramação na produção do “Dossiê UESPI 30 anos“.

Tenho artigos acadêmicos publicados e faço parte dos autores do livro “Vanessa Alves – Coletânea de Imagens e Palavras“, organizado por Rafael Spaca.

Participei como palestrante nos seguintes eventos:

II Encontro Articulações Estéticas (UESPI – campus Teresina – PI)

Lançamento do meu livro Os Sonhos de Jurema e outras historietas sem tempo;

Ministrando a oficina: Produção de contos e circulação de obras virtuais

I Encontro Articulações Estéticas (UESPI – campus Floriano – PI)

Conferência – Encontros e Abismos: Os desafios na transposição de obras literárias para o universo cinematográfico

Semana do Livro e da Biblioteca (IFPI – campus Floriano – PI)

Conferência – O livro e as mídias eletrônicas: Inimigas ou Aliadas?

VII Semana de COMCEUT (Teresina – PI)

Conferência – Jornalismo Cultural: Sem agenda e sem crachá! Cultura, literatura, música e outras artes.

Por último, mas não menos importante: envio diariamente conteúdo motivacional [textos, mantras visuais, preces, poemas, vídeos e músicas] através de uma lista do Whatsapp.

Anúncios